terça-feira, 29 de novembro de 2011

Iniciativa empresarial ajuda a evitar a contaminação de 20 bilhões de litros de água


Assessoria de imprensa da Cromo Steel
Ana Luiza Petry
Vanessa Costa
 
- Na cidade de São Paulo, até 20 bilhões de litros de água são contaminados em decorrência do descarte de óleo de cozinha no ralo todos os meses.
- ONG Trevo realiza o trabalho de coleta de material e produção de sabão desde 1992, gerando renda e trabalho para famílias carentes.
- Cromo Steel é exemplo de empresa que incentiva seus funcionários a descartarem o óleo corretamente, contribuindo com o meio ambiente.
A prática de descarte do óleo de cozinha na pia ou vaso sanitário é um dos maiores motivos da contaminação de rios e do lençol freático, além de comprometer a rede de esgoto das cidades. Apenas um litro de óleo de cozinha que vai parar nos rios pode contaminar cerca de 20 mil de litros de água, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Na cidade de São Paulo, a estimativa é de que 1 milhão de litros de óleo sejam descartados de forma incorreta todos os meses. Assim, até 20 bilhões de litros de água podem ser poluídas, quantidade capaz de encher mais de 10 mil piscinas olímpicas.
“O que agrava o problema é a questão cultural. Desde crianças estamos acostumados a ver nossos pais a jogarem óleo pela pia da cozinha e nunca nos preocupamos com as conseqüências nocivas desse mau hábito”, alerta Ricardo Costacoi, um dos responsáveis pela ONG Trevo (www.trevo.org.br). A entidade atua desde 1992 na coleta de óleo de cozinha usado para fabricação de sabão.
Na sua avaliação, além de postos de coleta, é preciso uma mobilização constante para conscientizar as pessoas sobre a questão. “Todas as iniciativas feitas pelos órgãos públicos e privados, como campanhas e instalação de postos de coleta são válidos, mas é preciso lembrar que só obterão resultado se tiverem continuidade. Mudanças de hábitos e atitudes são processos demorados e exigem tempo e persistência”, explica.
Para Costacoi, as empresas desempenham um papel tão importante quanto os órgãos públicos e as escolas no sentido de “educar” a população a evitar o descarte de óleo de cozinha em locais impróprios. “As empresas funcionam como um multiplicador: conscientizam seus funcionários e estes conscientizam suas famílias.”
Uma das empresas que trabalham nesse sentido é a Cromo Steel, fabricante de equipamentos para soluções do varejo. Além de instalar em sua fábrica um tambor para armazenamento de óleo, a empresa realiza contínuo trabalho de conscientização para que os funcionários coletem o produto que utilizam em casa. A Cromo Steel incentiva também outras empresas da região a participarem do projeto da ONG Trevo. “O meio ambiente sempre foi uma preocupação nossa e queremos envolver os funcionários e a comunidade, multiplicando as práticas de responsabilidade socioambiental. A coleta de óleo de cozinha usado é uma forma de todos contribuírem com a preservação do meio ambiente”, afirma Edson Manzano, diretor da Cromo Steel.
Empresas como Ford, Makro Atacadista, Rio Negro, Aços Groth e Sabesp também mantêm parceria com a ONG Trevo.
Sobre a Cromo-Steel
 (www.cromosteel.com.br)
Criada em 2004, com sede em Itaquaquecetuba (SP), a Cromo Steel é líder na fabricação de carrinhos de compras e equipamentos de apoio para supermercados. Em seu segmento, foi a primeira empresa no Brasil a receber a certificações ISO 9000 e ISO 14000.
A empresa produz também outros equipamentos de apoio, oferecendo as últimas soluções essenciais à produtividade, armazenagem, distribuição e movimentação das operações para os clientes, como carros de transporte e abastecimento de gôndolas, estantes aramadas, vascas e roltêineres.
Contribuição: Leiliane, Yanca, Naele, Heli, Leonardo e Joyce – 1° B

Nenhum comentário:

Postar um comentário